segunda-feira, 19 de outubro de 2009

QUAL FINALIDADE É O CULTO?


1. Contribuir para o fortalecimento dos laços de união e amor do povo de Deus (Ijo. 2:9-10; 3:18).

2. Orientar o povo de Deus, a saber, solucionar os seus problemas através da buscar constante de Deus (Is. 55:6), e buscar a santificação pessoal através da exposição da Palavra de Deus e de seu ensino (Tg. 1:22: 23).

3. Renovar a fé do povo de Deus, pela constante adoração e pregação da Palavra de Deus (Rm. 10:17).

4. Falar e anunciar as boas novas, a cerca; de Deus para toda humanidade caída (em pecado) e mostrar o Senhorio de Deus para suas vidas (Lc. 4:43 ou Mc. 16:15).

5. Despertar as pessoas adormecidas no pecado; para a salvação em Cristo Jesus (Jo. 14:6), desperta também os crentes negligentes para uma buscar maior de Deus e automaticamente renová-los no Espírito Santo (Jr.29:13).

6. O culto também tem finalidade para reuni o povo de Deus para congregarem (Hb. 10:25), e cultuarem a Deus em espírito em verdade (Jo. 4:24).

Muitos são os tipos de culto, independentemente da forma, temos que saber que a finalidade do mesmo é adorar é louvar, quanto cultuamos a Deus, façamos de uma maneira sábia e reverentemente diante Dele.
O culto não é barganha para receber bênçãos. Deus está pronto a nos conceder bênçãos, a operar milagres em nossas vidas, porque ele é o mesmo de ontem, de hoje e será eternamente, mas Ele age de acordo com a sua vontade e Soberania.
William Temple diz: “Cultuar é despertar a consciência para a santidade de Deus, alimentar a mente com a verdade de Deus, abrir o coração ao amor de Deus e dedicar à vontade ao propósito de Deus (Jo 4:23-24; Mt 4:10)”. O Pastor Damy Ferreira em seu livro Louvor a Deus escreve assim: “Culto ( latréia ) é todo o processo pelo qual a pessoa se aproxima de Deus principalmente com adoração (proskunéo) e louvor (ainéo - grego)”.

Por: Seminarista: Silvio Ribeiro....

Nenhum comentário:

Postar um comentário