sábado, 13 de fevereiro de 2010


“OS EVANGELHOS”
A palavra evangelho significa: “Boas Novas”.
Portando, não temos quatro evangelhos, mas quatro evangelistas que escreveram, cada um, conforme sua visão (aquilo que aprove Deus), as boas-novas de salvação, acerca do Senhor Jesus Cristo.
Os evangelhos têm por meta apresentar o "Único Senhor e Salvador do mundo" aos quatro grupos de povos em que se dividia a humanidade:
1. JUDEU (religiosos)
2. GREGOS (intelectuais)
3. ROMANOS (dominadores)
4. GENTIOS (nações pagãs)
Os evangelhos são quatro, com características diferentes para alcançar quatro classes de povos que representava a humanidade da época.
Veja o quadro:

MATEUS – PROFÉTICO
CARACTERÍSTICAS DE JESUS: REINO/REI
ESCRITO PARA OS JUDEUS
MATEUS: ENFATIZA OS SERMÕES DE JESUS
O Evangelho do Messias – O Rei começa dizendo que Ele é o Messias prometido a Abraão que se assentará no trono de Davi: e termina com Sua ressurreição, a prova certa e absoluta de tudo isto.

MARCOS – PRÁTICO
CARACTERÍSTICAS DE JESUS: SERVO/PODEROSO
ESCRITO PARA OS ROMANOS
MARCOS: ENFATIZA OS MILAGRE DE JESUS
O Evangelho do Servo Fiel e Obediente de Deus começa contar logo a história do serviço da vida do servo fiel, obediente e Divino: e termina com este Servo exaltado no céu.

LUCAS - HISTÓRICO
CARACTERÍSTICAS DE JESUS: FILHO DO HOMEM/PERFEIÇÃO
ESCRITO PARA OS GREGOS
LUCAS: ENFATIZA AS PARÁBOLAS DE JESUS
O Evangelho do Filho do Homem começa contando a história do homem perfeito chamado Jesus: e termina com este Homem subindo para Deus nos céus.


JOÃO - ESPIRITUAL
CARACTERÍSTICAS DE JESUS: FILHO DE DEUS/DIVINDADE
ESCRITO PARA TODOS OS POVOS UNIVERSAL
JOÃO: ENFATIZA A DIVINDADE DE JESUS
O Evangelho do Filho de Deus começa com o fato que Ele é Deus: e termina com a promessa a sua vinda gloriosa e poderosa.

Nos livros dos profetas do AT há muitas profecias sobre a vinda de Jesus Cristo. Os evangelhos registram o cumprimento dessas profecias.
"O tema central de toda a Bíblia e o Senhor Jesus" é evidente que o personagem mais importante dos evangelhos é JESUS! Os autores destes evangelhos registraram com detalhes os fatos mais importantes da vida do Messias, Jesus é o personagem mais conhecido e popular das escrituras. Tudo e todos giram em torno Dele e para Ele.
Ainda que os primeiros escritos do novo testamento não tenham sido os quatro evangelhos (algumas epístolas foram escritas antes), Mateus, Marcos, Lucas e João são as fontes primaria sobre o estudo do ministério do Senhor Jesus Cristo.

Os evangelhos não são propriamente biográficos, nem contam a história da vida de Cristo. Ainda que históricos, os evangelhos não estão completos quanto ao aspecto de relatar a vida inteira do Senhor Jesus (João 21:25).
Eles apresentam um “retrato universal” do Messias, o grande rei de Israel e salvador do mundo; contam os eventos principais da vida e ministério de Jesus Cristo.
Os evangelhos foram escritos durante o tempo do Império Romano.
O termo evangelho vem da palavra hebraica Bissar e do Grego Evagellion, que significa boas novas de salvação. Esta palavra está registrada 112 vezes na Bíblia – Mt 4:23; Ap. 14:6. No passado, o conhecimento divino se dava através de visões, mensagens, sonhos, etc. No Novo Testamento, Deus vem em pessoa humana, em carne e osso, para que o homem o conhecesse como nunca antes. Muitos não tiveram o privilégio de estar ao lado de Jesus durante sua vida terrena. Para esses, entre os quais estamos nós, Deus providenciou que a vida, a obra e a mensagem de Jesus fossem registradas, afins de que, por meio de tais registros viéssemos a crer nele e conhecê-lo. Tais escritos são os Evangelhos.

“OS EVANGELHOS SINÓTICOS”Ao lemos os três primeiros evangelhos, percebe-se grandes semelhanças, mas também, algumas diferenças.
Mas não se trata de contradição, pois a Bíblia de maneira nenhuma ser contradiz, pois ela mesma é a Palavra de Deus aos homens (Sl. 119:105).
Cada evangelista escreveu segundo a experiência que vivenciou ou ouviu, e, destacou aquilo que julgou mais importante para informar ao povo, que tinha em mente, quando a eles a escreviam.
Estes três primeiros evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) são conhecidos por evangelhos sinóticos, porque ao contrario do evangelho de João, apresentam um conjunto da vida do Senhor Jesus. Logo, estes três evangelhos, podem ser vistos coletivamente.
A palavra sinótico vem do Latim Synopticos, que tem forma de sinopse; resumido.
Sinopse – significa ver em conjunto, ver coletivamente.


Os evangelhos sinóticos visualizam Cristo na sua esfera humana. Já o evangelho de João focaliza o Senhor Jesus Cristo como Deus-homem; a encarnação da Divindade.
Os sinóticos nos oferecem todo um conjunto de ensinamentos morais sobre as condições de entrada ou de existência no Reino: a pureza de intenção, a prece, o jejum, a esmola, a castidade, a fidelidade conjugal, o desapego das riquezas.
Infelizmente, algumas pessoas não respeitam a sabedoria do Espírito Santo na revelação das boas novas. Alguns enfatizam as diferenças nos evangelhos para tentar evitar alguma doutrina que não agrada a eles. Outros especulam que um autor copiou o trabalho dos outros, até a ponto de esquecer que todos foram inspirados por Deus (2 Tm 3:16-17).

Por: Reverendo Silvio Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário