sábado, 7 de novembro de 2009

ESTUDO BIOGRÁFICO DE JOSUÉ


Josué: era filho de Num, da tribo de Efraim (Js. 1:1).
Foi um grande companheiro de Moises.
Josué tinha quarenta anos quando saiu do Egito.
A primeira menção que a bíblia faz à sua pessoa está no livro de Ex 17:9, quando Moisés ordena-lhe a escolher homens e a sair à peleja contra Amaleque, nesse versículo já vemos a submissão e obediência.
Quando Moises subiu ao Monte Sinai (Ex 24:13), Josué estava com ele..
Foi enviado por Moises à terra de Canaã e conservou a confiança em Deus, apesar da grandeza dos inimigos que viu diante de si (Nm. 14-9), Deus honra a fidelidade de Josué, exalta-o diante do povo (Dt 31:7), e reveste-o do Espírito de sabedoria para continua a obra de Deus (Dt. 34:9).
Josué e eleito para ser o sucessor de Moises (Dt. 31:23; 34:9).
Josué como servo de Deus conquistou seis nações e aprisionou trinta e um reis (Js. 12), depois das conquistas, dividiu as terras entre as tribos (Js. 13:22), e, cumprindo todas as determinações de Deus, convocou o povo, exortou-o a permanecer firme nas promessas de Deus (Js. 24:14-27).
A vida de Josué foi marcada pela obediência, pela submissão, pela integridade e pela coragem.
Tinha o Espírito Santo de Deus e a promessa de vitória, mas não permitiu a exaltação do seu coração, não desconsiderando as ordens de Deus.
Entretanto, na ocasião em que Josué vencera Jericó e Ai, ouvindo os gibeonitas o que sucedera, procuraram Josué para estabelecer com ele uma aliança. Josué fora enganado e, sem consultar a vontade de Deus, fez um concerto com esse povo, permitindo a presença de cananeus no meio dos israelitas, o que fora proibido por Deus.
Morreu com cento e dez anos (Js. 24:29), Sepultaram Josué em Timnate-Sera, que esta na região montanhosa de Efraim, para o norte do monte Gaás (24:30).
Por: Seminarista: Silvio Ribeiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário