sexta-feira, 15 de maio de 2020

Dia da Família

"Dia Internacional da Família" 15 de Maio

Na data de hoje, comemora-se o Dia Internacional da Família. Essa data foi definida em 20 de setembro de 1993, em deliberação da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa comemoração foi criada para reafirmar a importância do núcleo familiar na formação dos indivíduos inserido na sociedade.

·         O que é família?

Quem não tem ou nunca ouvir falar sobre família. No imaginário popular família é todos aqueles que foram constituídos entre os laços do matrimônio e, assim produziram suas sementes desta união gerando filhos. A escritora Danda Prado no seu livro “O que é FAMÍLIA, escreveu:

A palavra FAMÍLIA, no sentido popular e nos dicionários, significa pessoas aparentadas que vivem em geral na mesma casa, particularmente o pai, a mãe e os filhos. Ou ainda, pessoas de mesmo sangue, ascendência, linhagem, estirpe ou admitidos por adoção (DANTA, 1985).

Família no início da criação foi um grande projeto do nosso Trino-Deus, vemos o cuidado do criador ao criar o primeiro casal no jardim no Éden: “Então, formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” (Gn 2.7). Assim Deus cria do pó da terra o homem segundo a sua imagem e semelhança. E assim também da costela do homem, Deus cria sua companheira a mulher: “Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gn 2.18). Ambos tinham uma função designada pelo próprio Deus: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra” (Gn 1.28b). Uma ordem do criador para primeira família sobre a terra.

Assim nosso Deus disse: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gn 2.24). Hoje celebramos a Deus pela existência da família, um dos seus grandes e belíssimos projetos foi nos abençoar com uma família. Observa-se que nesses tempos sombrios a família tem cada dia ser deteriorado. Homens truculentos, mulheres sem vínculos familiares, filhos desobedientes aos pais etc. No mundo de incertezas, a única esperança para a família, ainda é, e sempre será JESUS CRISTO! Aquele que esteve com o Deus-Pai, e o Deus-Espírito Santo na criação; continua a lutar pelo projeto divino chamado FAMÍLIA.

Que a nossa família esteja sobre o alicerce verdadeiro: CRISTO e, há serviço do Reino de Deus. Como Josué declarou ao povo de Israel, no final de sua vida: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.15c).

Que nesta data especial possamos lembrar da Família como um grande presente e projeto de Deus para uma sociedade mais justa e harmonizada nos princípios das Escrituras Sagradas. Que Deus proteja nosso maior patrimônio como igreja e sociedade, NOSSA FAMÍLIA.

Por: Reverendo Silvio Fernandes



Nenhum comentário:

Postar um comentário