quarta-feira, 8 de junho de 2022

O Viver do Homem Bíblico

"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mal e guia-me pelo caminho eterno" (Sl 139: 23,24).

Esse salmo de Davi, fala sobre o Deus Soberano; que está no controle de todas as coisas, é principalmente da sua vida! Davi pede a Deus que sonde seu interior, seus sentimentos, desejos e veja se existe “algum caminho mal” que possa desagradar, e que tire isso do seu coração. E por fim, Davi pede a Deus que o guie para tomar decisões, para cada momento de sua jornada de vida.

Observamos em Davi uma figura do: “homem Bíblico” que sempre está pronto para reconhecer seus pecados e limitações: “Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência humana vem de Deus” (2Co 3.5). Uma masculinidade bíblica focará a glória de Cristo (1Co 10.31). sempre foi, e será JESUS; o centro e a razão final de todo nós.

Breve Catecismo de Westminster diz:

 

PERGUNTA: 1. Qual é o fim principal do homem?

RESPOSTA: O fim principal do homem é glorificar a Deus, e gozá-lo para sempre (Referências bíblicas: Rm 11.36; 1Co 10.31; Sl 73.25-26; Is 43.7; Rm 14.7-8; Ef 1.5-6; Is 60.21; 61.3).

 

O caminho do homem que tem desejo de servir a Cristo, começará pela mudança de vida, através de uma vida de: arrependimento, exercício da piedade (oração/Bíblia), e totalmente entregue ao senhorio de Jesus Cristo, como seu Senhor e Salvador! (Jo 8.32; 14.6). A Bíblia Sagrada tem o potencial divino de modelar o caráter do homem, e leva-lo há uma experiencia pessoal com seu salvador (Jo 5.39).

Stuart Scortt diz:

O Homem Bíblico ama a Deus sua palavra, cultiva uma vida de genuína devoção a Deus, reconhece sua condição de dependente de Deus e está continuamente examinando seu coração, a exemplo do salmista (Sl 139.23,24) que pede ao próprio Deus que o sonde para ver se seus caminhos estão de acordo com a vontade desejada de Deus.[1]

Amar a DEUS e obrigatoriamente amar sua santa Palavra Sagrada! Uma vida entregue a CRISTO levará o homem bíblico, ao pleno conhecimento das verdades eternas de DEUS. Que possamos andar em retidão, fé, obediência e renuncia do pecado. Que nosso Senhor JESUS CRISTO seja honrado com nossas atitudes de santificação...


Por: Reverendo Silvio Ribeiro



[1] Scott, Stuart. – O Homem Bíblico. Pág. 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário