sábado, 13 de outubro de 2012

ADORAÇÃO


Psicólogos, sociólogos procuram a resposta da pergunta; Porque o homem adora? Uma coisa os teólogos sabem; o ser humano é um adorador, feito por Deus com espírito religioso e por isso adora algo.
Devemos saber que o objetivo maior dos escolhidos por Deus é; a glorificação a Deus e alegra-se nEle! Então vem uma pergunta: Temos adorado a Deus de uma maneira correta? Quais as bases verdadeiras do culto que prestamos a Deus? Amar a Deus de uma forma racional é um grande desafio para a igreja atual.
Hoje vemos muitos adoradores entediados, e esse sempre foi ao longo dos tempos um dos maiores inimigos intimo do povo de Deus, no que se refere à sua vida como adorador e se que cultua seu Deus (Dt 6:4-5).
Então, quais as ferramentas para que a vida daquele que adora e cultua a Deus possa expressar um verdadeiro culto em “espírito e em verdade” (Jo 4:24).

EXPOSIÇÃO GERAL
·         ADORAÇÃO: Significa ação de adorar. Amor extremo.
Sinônimo de adoração: culto, homenagem e veneração.

·         ADORADOR: Significa pessoa que adora uma divindade e que ama com excesso
Sinônimo de adorador: adorante, idólatra e venerador.

·         LOUVOR: Significa ato de enaltecer alguém ou alguma coisa; elogio, apologia.
Sinônimos de Louvor: elogio, encómio, gabo, hosana, panegíricio e preconização.

·         LOUVAR: Significa exaltar, glorificar: louvar a Deus. Dispensar elogios a alguém decantar-lhe os méritos: louvar um poeta. Avaliar; calcular o valor de (por meio de laudos de peritos). Louvar-se em, apoiar suas afirmações na autoridade de alguém: louvo-me em mestres do assunto.
Sinônimos de Louvar: abençoar, bendizer, elevar, elogiar, enaltecer, encomiar, engrandecer, exaltar, gabar, gloriar, glorificar, preconizar, ufanar e vangloriar.

EXPOSIÇÃO BÍBLICA
LATREIA (do grego): Seu significado principal é serviço ou culto. Denota o serviço prestado a Deus, pelo povo inteiro e pelo individuo, tanto externamente no ritual, como internamente no coração. E o serviço que se oferece a divindade através do culto, formal, ritualístico e através  do oferecimento integral da vida (Ex 3:12; Dt 6:13; Mt 4:10; Lc 1:74; Rm 12:1)

LEITOURGIA (do grego): Composta de duas papalvras gregas, povo (Laós) e trabalho (Érgon), significa serviço do povo. No AT aplicava-se ao serviço oferecido a Deus pelo Sacerdote, quando apresentava o holocausto sobre o altar de sacrifícios (Js 22:27; 1Cr 23:24-28). 
Liturgia é um serviço praticado na igreja (ou em outros ambientes) e por isso inclui o falar, ouvir e ler, que é atos praticados no serviço do povo, isto porque já na época do AT já havia atos litúrgicos que faziam parte dos cultos em Israel.
 No NT aplica-se essencialmente ao serviço que Cristo oferece a Deus, pois ele é o nosso Liturgos (Hb 8:2,6). No geral é o serviço que a comunidade oferecem a Deus à semelhança do serviço realizado por Jesus (Rm 15:16 Fp 2:17; At 13:2)
PROSKUNEIN (do grego): Originalmente significava beijar. No AT significa curva-se, tanto para homenagear homens importantes e autoridades (Gn 27:29; 1Sm 25:23), como para adorar a Deus (Gn 24:52; 2Cr 7:3; Sl 95:6)
No NT denota exclusivamente a adoração que se dirige a Deus (At 10:25-26; Ap 19:10; 22:8-9) Em seu emprego absoluto significa participar do culto público, fazer orações, entoar hinos e adorar (Jo 12:20; At 8:27; Ap 4:8-11).
 ·         CONCLUSÃO
A adoração e o louvor tem que está presente em nossas vidas como; igreja e como indivíduos que nasceram para glória de Deus.
Que você possa ter aprendido, um pouco mais acerca do Culto Cristão. Devemos ter um coração voltado para Deus e o serviço que prestamos a ele, seja na música, na leitura da Bíblia, nas orações e nos sacramentos. Que a igreja de Cristo militante e atuante na terra possa está sempre na direção correta para em tudo e em todas as coisas adorar a Deus em verdade (Jo 4:24).

Por: Reverendo: Silvio Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário