sábado, 7 de fevereiro de 2026



 Resenha

 Johnson, Spencer

Quem mexeu no meu Queijo? /Spencer Johnson

Tradução: Maria Clara de Biase – Rio de Janeiro: Record, 2001.

 Spencer Johnson, M.D., é autor de livros que foram sucesso de vendas no mundo inteiro. Ele é o criador e co-autor de O gerente-minuto-TM, o best-seller nº 1 do New York Times. Sua educação inclui um B.A. em psicologia da University of Southern Califórnia, um M.D. do Royal College of Surgeons. Seus diversos livros já foram publicados em vinte e seis idiomas.

   Aquilo que aparentemente era para se um almoço entre antigos colegas de turma inicia-se com um grande e extenso diálogo em torno de uma supreentende história de lutas, superação, encorajamento, medo, comodismo e perseverança em busca de um ideal maior; vitória e sucesso. Após muitas brincadeiras e uma boa comida, começaram a conversa. Eles queriam ouvir e compartilhar mais sobre o que se passava na vida uns dos outros.

    O autor nos leva para uma história de motivação (uma história dentro da outra), meta, inteligência e comodismo, que se passa em um grande labirinto. Os quartos personagens desta fantástica história imaginária (do autor); os ratos Sniff e Scurry, os duentes Hem e Haw, todos eles estão à procura pelo queijo, uma metáfora para o que realmente é mais importante em todas as áreas de nossas vidas, seja ela: no emprego, faculdade, negócios, relacionamentos dentro da igreja, esportes, profissão, etc.

   Após contar a linda e imaginária metáfora de “Quem mexeu no meu Queixo” todos são convidados a extraírem alguma lição para sua vida na totalidade, ou, até mesmo em partes. Começa então um debate, os colegas antigos de turma discutem o que tiraram de proveito da história narrada por seu amigo, e como planejam usá-la em suas vidas.

   Indico esta maravilhosa leitura para todos os líderes da igreja atual e a família em geral. Devemos enxergar dentro de nós, para vermos; “a vontade de Deus em nossas vidas”. Ao ler este livro chegamos à seguinte conclusão: Deus nos capacita e devermos tomar posse; da visão de Deus! Devermos vencer em nossa caminha, os obstáculos, medos, inseguranças, futuro inseto. Mas, existe algo dentro de nós chamada “suficiência em Cristo Jesus”, que nos capacita para mostra a direção e o caminho a seguir, existe um grande “queixo” sempre a frente daqueles que perseveram e buscam a cada dia a novidade de Deus, para as suas vidas e ministério!

Por: Reverendo Silvio Ribeiro

APRECIAÇÃO DE UMA OBRA


      Lopes, Edson Pereira

Fundamentos da teologia da educação cristã / Edson Lopes

Editora: Mundo Cristão, 2010 – São Paulo.

 

   Edson Pereira Lopes e casado e pai de dois filhos. É pastor da igreja presbiteriana do Brasil em Vila Esperança – São Paulo. Doutor em ciências da religião, na área de práxis, religião e Sociedade, pela Universidade Metodista. Mestre em Educação, arte e história da cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Licenciatura Plena em Filosofia pelas faculdades Associadas do Ipiranga. Bacharel em Teologia. É autor de livros: O conceito de teologia e pedagogia na didática magna de Comenius, a inter-relação da teologia com a pedagogia no pensamento de Comenius.

 Edson focaliza em sua abordagem os aspectos da importância da educação cristã para a Igreja do Senhor Jesus, sempre considerando a mesma como agente propagadora da mensagem da Bíblia, para educação de todos.

   Analisando, sempre historicamente e resumidamente, Edson aborta vários períodos na vasta história da educação, dentro dos grandes nomes de homens que deixaram suas marcas em suas épocas. Abordando principalmente a educação hebraica, mostrando que somos herdeiros e devermos da continuidade a obra que se iniciou com o povo hebreu.

   Edson analisa também período nascente do cristianismo e os primeiros séculos, mas, deixa o seu foco principalmente para os apologistas defensores da pura Palavra de Deus.

 Edson analisando a educação cristã como meio e fator principal para a igreja nascente.

   A classe de catecúmenos que tinha a função de educar nos princípios elementares da fé cristã.  Edson apresenta os fundamentos essenciais da educação cristã como pano de fundo da vida cristã, e família, de todo o povo escolhido de Deus. Após mostrar com clareza o sentido bíblico da educação cristã, ele (autor) mostra-nos a diferença de educação religiosa e educação cristã, e que uma, jamais poderá, se confundida com a outra.

   A forma em que o autor aborda a educação cristã abre nossos olhos para uma realidade bíblica, da qual, devermos incentiva dentro das igrejas, a necessidade de ensinar as famílias em geral que; todos devem se comprometeram com a educação cristã no ambiente familiar (nossas casas). E que a igreja sozinha não deve se responsabilizar pela educação bíblica e ética dentro de nossos lares. Família e igreja devem andar, de mãos dadas, pela educação cristã pura, baseada na Palavra da Deus.

   A análise de Edson abri a visão da igreja de Cristo para uma mensagem de nosso Senhor Jesus Cristo: “Fazei discípulos de todas as nações”.

   A ideia do autor enrique mais, a fundamentação da educação cristã em proporções gigantes, pois, precisamos mostra o real valor deste assunto na prática, dentro de nossas congregações.

   Recomendo essa maravilhosa obra para todos os amantes da Palavra de Deus, e principalmente para educadores e mestre cristãos (superintendes e professores da EBD).          Pois será uma ferramenta indispensável para a compreensão do verdadeiro significado da “Educação Cristã”. E como ferramenta para o aprimoramento ministerial dos mesmos!

   Esta obra foi ótima para uma compreensão do verdadeiro significado de educação cristã, pois, a mesma abriu a mente dos leitores para o aprimoramento e lapidação da ferramenta que Deus disponibilizou para a Sua Igreja: “A Bíblia Sagrada” para também usamos a mesma, como uma arma pedagógica a serviço do Reino de Deus.


Por: Reverendo Silvio Ribeiro