sábado, 18 de agosto de 2012


PREDESTINAÇÃO VERSUS LIVRE ARBÍTRIO

Um dos mais perplexos problemas para o ensino da Palavra de Deus tem sido corretamente ensinar a relação entre a doutrina da eleição e a doutrina de salvação pela graça. Estas duas doutrinas são mundialmente debatidas por Cristãos conservativos que são divididos em duas posições “Calvinistas” e “Arminiana”. Para entender o suposto problema devemos olhar por várias posições, os termos usados e apontar outras dificuldades em relação aos extremos Calvinistas e Arminianos.

Norman Geisler nesta obra aponta-nos o perigo dos extremos de ambos os lados. A predestinação de Deus e a livre-escolha do ser humano segundo Geisler são um mistério; mas não uma contradição. Elas permanecem além da razão, mas não contra a razão. Istoé são, incongruentes, mas também não podemos entender como se complementam.

 Muitos evangélicos que aceitam literalmente a interpretação das Escrituras têm encontrado melhor entendimento rejeitando o extremismo do sistema Calvinismo quanto do Arminianismo. Ambos têm caído na armadilha preparada pelo conhecimento do homem, que tenta explicar e sistematizar a cada ato de Deus. Deus claramente não disse tudo ao homem a seu respeito, nem tão pouco “porque” de tudo que Ele tem feito. Mas o que Ele tem revelado devemos crer, confiar, aceitar e viver.

Muitos na história têm caído em armadilha por ir além da Escrituras, vai com a razão humana tentar explicar e sistematizar as ações de Deus. O resultado de tal racionalização é que em muitos casos, caem em extremismos.  

É um extremismo afirmar que Deus predestinou alguns homens a serem condenados e não oferecê-los salvação E igualmente uma extrema afirmação que o homem ganha a salvação por mérito. Cada perspectiva que procura violar ensinos bíblicos, não podem ser verdades. Voltando para o pensamento de Geisler devemos rejeitar os extremos tanto dos Calvinistas quanto dos Arminianos. Não devemos tomar como base Para defender nossa posição.  

CALVINISTAS EXTREMADOS:

Segundo Geisler, Calvinista extremado é alguém que é mais calvinista do que João Calvino, de cujos ensinos vem o termo. Visto ser possível argumentar que João Calvino não cria na expiação limitada ( que Cristo morreu somente pelos eleitos), segue-se que os que fazem são calvinistas extremados. Embora, continua Geisler, as raízes de muitos pontos do calvinismo extremado possam ser traçadas até o período final da vida de Agostinho, seu começo no mundo moderno reporta a Teodoro Besa, discípulo de João Calvino e colaborador de Dort, sínodo que formulou uma confissão calvinista em resposta aos seguidores de Jacó Armínio no chamado Protesto Arminiano de 1610. O pensamento dos calvinistas extremados sacrifica o livre arbítrio do ser humano em prol da soberania de divina. 

ARMINIANISMO EXTREMADO:

O Arminianismo extremdado negam os atributos tradicionais de Deus, como transcedência de Deus, imanência, ex nihilo (do nada). Além disso, esses atributos incluem o conhecimento que Deus tem de todas as coisas (onisciência), existe antes de todas as coisas (eternidade), nunca muda (imutabilidade) e está no controle de todas as coisas (soberania). Precisamente esses atributos da teologia cristã tradicional (incluindo a calvinista e a arminiana) são também negados por eles.

            Como podemos ver essa corrente “teológica” sacrificam a soberania de divina no altar da livre-escolha do homem. Acarreta ao extremo desnecessário e, como tal, representa perigos teológicos que devem ser evitados.

Por fim , Geisler nos apresenta um outro lado, denominado Calvinismo Moderado e/ou Arminianismo Moderado.

Quanto ao primeiro o autor discorre: “Os calvinistas moderados, como eu, diferem dos arminianos em muitos pontos. Um ponto crucial tem que ver com a validade da expressão “ uma vez salva, sempre salva”. É minha convicção que a Bíblia favorece a posição calvinista da segurança eterna, que uma pessoa verdadeiramente salva jamais poderá perder a salvação”.

Como podemos ver ele defende a posição do Calvinismo Moderado, aliás, é que muitos ou a maioria concordam. Segundo ele essa idéia (calvinismo moderado) não é nova, pois, suas raízes remontam aos primeiros escritos da Agostinho.

Os calvinistas moderados e os arminianos moderados representam segundo Geisler a grande maioria da cristandade, e, têm muito em comum contra os extremos das duas posições.

Para concluir, faço meu, o pensamento de Cooper P. Abrams:

Não tenho orgulho por ser salvo. Mas temor e respeito pela verdade de que o Senhor Jesus morreu na cruz do calvário pelos meus pecados. Estou profundamente grato, pois Deus amou tanto este cego pecador! E eu rejeito totalmente a idéia de que recebi a salvação por meus méritos! Eu era, como disse o Senhor, um pecador, cedido ao pecado, um filho do pecado, sem razão própria. Fui salvo pelo ato de soberania de nosso amoroso Deus, que veio a terra, se tornou homem e pagou totalmente meus pecados, eu não merecia a salvação e estava totalmente entregue a minha natureza pecadora. Eu, absolutamente não tinha nenhuma partícula de divindade em mim, mas Jesus me amou, Ele sofreu por mim enquanto eu ainda estava em meus pecados, Ele providenciou um meio e uma maneira para a minha salvação”.   
Por: Reverendo: Francisco Erizevelte da Silva
 (Pastor da 2ª Igreja Cristã Presbiteriana de Cidade Ocidental-GO)

quarta-feira, 1 de agosto de 2012


“A Minha Presença irá Contigo” (êx 33:14a)

Crendo nesta palavra acima no dia 04 de agosto de 1993 começa a realidade de um sonho. Alguns homens e mulheres de oração dão início à 1ª igreja Cristã Presbiteriana em Cidade Ocidental (com o aval, claro do nosso saudoso e honroso fundador deste grande ministério; Reverendo: Abel Côrte).
Enfim a vontade de Deus se cumpre. Ao ver esta igreja erguida e pronta não imaginamos a luta e a perseverança dos primeiros membros desta família, quando oraram, choraram, contribuíram para que hoje você e eu pudéssemos comemorar estes 19 anos de existência.
Estamos aqui juntos nesta data para lembrar que o texto lido pelo primeiro pastor desta congregação no dia da fundação foi: “E as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16:18 b). Este texto da Bíblia se cumpriu em sua totalidade até o dia de hoje e cremos que será eternamente.
Muitas têm sido as lutas e dificuldades que surgiram durante estes 19 anos...  Sofrimentos, perdas, alegrias, restaurações, escândalos, salvação, libertação, mas tudo isso só aconteceu porque verdadeiramente a palavra de Deus tem-se cumprido em nossas vidas: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8:28a).
Pergunto no dia de hoje: você tem motivos para comemorar? A minha resposta é sim! Pois tenho visto as mãos de Deus estendidas para nós, e o Espírito Santo tem-nos dado força, saúde para continuarmos na luta para a propagação do evangelho puro e simples. Temos sim motivos para comemorar nesses 19 anos, porque Deus tem dado crescimento e restauração a esta humilde, porém grande congregação e que também, estamos na iminência de nos tonarmos a primeira congregação a virá igreja. Estamos lutando para terminar nossa tão sonhada reforma do templo. Temos hoje duas congregações, sendo que a primeira fundada por nós foi a 2ª Igreja Cristã Presbiteriana, situada na SQ: 19 e a mais recente, a 3ª Igreja Cristã Presbiteriana do bairro do parque Nápoles.
Muitos pastores direcionados por Deus passaram por aqui e contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do corpo de Cristo (1Co 12:12-31), entre eles citamos alguns: primeiro Pastor Geraldo Magela que fundou esta congregação, logo após o saudoso e afogueado Pastor Abner Santos, que ensinou e levantou grandes obreiros que hoje pastoreiam algumas de nossas congregações, e também o Reverendo Luciano Paes que ensinou e propagou com muita veemência a fé reformada e o Deus de ação missionária. E agora um pastor e filho nascido e criado nesta congregação, têm a honra e a responsabilidade de pastorear este povo eleito de Deus.
Enfim, nesta data tão especial para todos nós que amamos a família ICP, desejo que possamos colher abundantemente a cada dia mais os frutos da obra de Deus (Cl 3:23) nesta terra abençoada que é o município de Cidade Ocidental, terra que aprouve a Deus abençoar com esta grande congregação que tem feito da Bíblia e da família valores principais para uma sociedade mais justa e melhor para se viver.
Por: Reverendo Silvio Ribeiro
 (artigo publicado no boletim especial de 19 anos da 1ª ICP/Ocidental-GO)